Araranguá
SC
Projeto protocolado em:
28 de set. de 2021
Licenciamento
Sítio Arqueológico Lagoa Da Serra I
Programa De Gestão Do Patrimônio Arqueológico Na Área De Implantação Do Condomínio Residencial Lago Azul – Salvamento, Sinalização E Monitoramento Arqueológico Do Cercamento Do Sítio Lagoa Da Serra I, Município De Araranguá-SC
Nº do processo junto ao IPHAN:
01510.000711/2020-49
Portaria:
Portaria Nº 63, De 13 De Outubro De 2021
Arqueólogo:
Alexandro Demathé
Contratante:
J.S. Administração de Bens Móveis e Imóveis Ltda
Apoio institucional:
Fundação Museu Etno-Arqueológico de Itajaí - Fundação Genésio Miranda Lins - Prefeitura Municipal de Itajaí
A região que compreende o município de Araranguá onde foi realizado o salvamento arqueológico das Ocorrências do sítio Aldeia lagoa da Serra I possui um grande potencial arqueológico.
No sítio Lagoa da Serra I as intervenções realizadas tiveram como finalidade apresentar um recorte arqueológico, uma vez que o resgate arqueológico foi realizado apenas nas áreas de Ocorrências 1, 2 e 3, sendo que nas Estruturas de Mancha 1, 2, 3, 4 e 5 que compõe o sítio foram desenvolvidas ações de cercamento e sinalização. Portanto, como resultado desse recorte arqueológico com o salvamento das ocorrências foram coletadas 42 peças cerâmicas, que forneceram subsídios para uma avaliação sucinta das características tecno-tipológica do sítio atribuído a Tradição Tupiguarani.
No que se refere à análise tecno-tipológica do material arqueológico resultante desse salvamento, podemos avaliar que a quantidade de fragmentos cerâmicos com acabamento liso e corrugado, remete a sua funcionalidade básica como vasilhas utilitárias pequenas e medianas.
Além do salvamento foram desenvolvidas as atividades de Educação Patrimonial que envolveu: (i.) atualização e publicação em web site e rede social, (ii.) conversa com trabalhadores que atuaram no cercamento e sinalização das estruturas de mancha, e (iii.) entrega de folders para escolas locais.
Assim, como base o projeto de salvamento e educação patrimonial aprovado pelo IPHAN, considera-se que todas as atividades propostas foram desenvolvidas, diante disso, consideramos que o empreendimento possa ser totalmente viabilizado, uma vez que todas as etapas propostas foram atendidas contribuindo para a difusão e preservação do patrimônio arqueológico catarinense.