top of page

Mapa Arqueológico Digital de Santa Catarina

Com o objetivo de apresentar um panorama da distribuição dos sítios arqueológicos em SC, disponibilizamos o Mapa Arqueológico Digital de Santa Catarina organizado a partir de dados obtidos em diversas fontes, tais como: livros especializados, teses, dissertações, relatórios técnicos, base de dados do IPHAN, entre outros.

 

O Mapa está em constante atualização e seu acesso é gratuito e possui o caráter colaborativo, qualquer contribuição como novos sítios ou eventuais correções ou ajustes nos dados apresentados serão bem vindos e podem ser reportados pelo sapienzaarqueologia@gmail.com.

 

Algumas das principais fontes:

  • Site do CNSA - Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do IPHAN/ Arquivo de Planilha de Excel com informações referentes a cadastros de sítios até abril de 2018, disponibilizado aqui

  • Livro Panorama Arqueológico de Farias & Kneip, 2010;

  • Artigo com resultados da pesquisa “Arqueologia entre Rios: do Urussanga ao Mampituba” de Campos et al, 2013;

  • Dissertação de Mestrado intitulada: A relação entre matérias-primas e tecnologia lítica no território pré-histórico do extremo sul Catarinense, Brasil, apresentada ao Instituto Politécnico de Tomar – Portugal, de autoria de Juliano Gordo Costa. Ano Acadêmico 2014/2016.

  • DEMATHE, Alexandro. Entre Sambaquis Redes e Naufrágios: Arqueologia Subaquática no Parque Arqueológico do Sul - SC. 2014

 

Como resultado da compilação dessas fontes e cruzamento dos dados de relatórios de pesquisa mais atualizados, obteve-se os sítios arqueológicos apresentados no mapa a seguir.

Em função da grande quantidade de dados e da diversidade das fontes, podemos encontrar distorções de nome, localização e tipologia, pois para compilação e organização desse mapa não se realizou a visita em cada um dos sítios registrados no estado de Santa Catarina. Sabe-se ainda que vários destes sítios estão completamente destruídos por ações relativas à implantação de empreendimentos diversos, sendo esse material resultado de levantamento bibliográfico.

Áreas vazias no mapa não caracteriza propriamente a ausência de sítios arqueológicos, indicam a ausência de pesquisas em todo o território. 

 

É importante destacar que apenas o Arqueólogo devidamente autorizado pelo IPHAN pode intervir, coletar ou escavar em um sítio arqueológico, intervenções não autorizadas estão sujeitas às penalidades de crime contra o patrimônio público. Para saber mais acessar  Legislação.

Última atualização: 10/11/2023

legenda_mapa_site_v2_edited_edited.jpg
bottom of page