Garopaba | SC
Projeto protocolado em:
29 de agosto de 2023
Licenciamento
Pousada Douglas Da Silveira Beltrão
Projeto De Avaliação De Impacto Ao Patrimônio Arqueológico Na Área De Implantação Do Empreendimento Pousada Douglas Da Silveira Beltrão, Município De Garopaba, SC
Nº do processo junto ao IPHAN:
01510.000012/2023-41
Portaria:
Nº 57, de 18 de Setembro de 2023
Arqueólogo(a):
Me. Alexandro Demathé
Contratante:
Douglas da Silveira Beltrão
Apoio institucional:
Fundação Museu Etno-Arqueológico de Itajaí - Fundação Genésio Miranda Lins - Prefeitura Municipal de Itajaí
Garopaba, lugar de praias maravilhosas, natureza e muito surf também é terra de muita história!
Na região de Garopaba e entorno, é recorrente os achados arqueológicos que referem-se a diversos grupos, ocupações e períodos de uma história pré-colonial e colonial bastante longa. Artefatos cerâmicos e líticos, inscrições rupestres, sambaquis, além dos sítios coloniais, como os casarões, engenhos, casas de farinha, armações baleeiras e outros lugares que demarcam as primeiras ocupações pré coloniais e coloniais da região, apresentando homens e mulheres voltados ao mar e a natureza.
Por esse motivo, se faz necessário que empreendimentos que resultem algum tipo de impacto em áreas com potencial arqueológico sejam realizados previamente estudos que objetivem diminuir ou evitar danos ao patrimônio. Neste contexto de licenciamento ambiental, foi realizada no mês de outubro de 2023 a pesquisa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, na área destinada à implantação do empreendimento Pousada Douglas Silveira Beltrão, localizada no bairro Grama, município de Garopaba, SC.
O terreno inserido em paisagem de planície litorânea, abrange um total de 6.643,03 m², constituído por três compartimentos geomorfológicos distintos, caracterizados por elevação suave, extensão de banhado permanente e área aterrada.
Para a investigação arqueológica na área do empreendimento e no seu entorno imediato foram desenvolvidas perfurações de poços-teste em transectos de 25 por 50 metros, aliada a caminhamentos objetivando o reconhecimento de elementos que compunham a superfície e a subsuperfície do terreno.
Nesses poços-teste os sedimentos provenientes foram devidamente avaliados, nos pontos de suave elevação o solo se apresentou homogêneo com tipologia arenosa, porém, na área aterrada o solo se caracterizou como heterogêneo, com tipologia variando entre arenosa, areno-argilosa e argilosa, com o aparecimento de água no final. A camada de aterro se apresentou com espessura entre 40 e 70 cm. Não foram encontrados artefatos ou indícios de ocupações coloniais ou pré coloniais.
Para a pesquisa também foram desenvolvidas as atividades de esclarecimento e divulgação do patrimônio que envolveu: (i.) entrevistas semi-estruturadas com moradores locais e (ii.) publicação em web site e rede social sobre a pesquisa desenvolvida na área do empreendimento e atualização do site do Wikipedia com informações referentes ao contexto pré-colonial regional.
Como resultado para o processo de prospecção arqueológica da ADA - Área Diretamente Afetada, e AID - Área Indiretamente Afetada conclui-se que não foram identificados vestígios arqueológicos tanto em superfície como em subsuperfície.














