top of page

Imbituba | SC

Projeto protocolado em:

29 de maio de 2025

Licenciamento

Loteamento Vivenda De Imbituba – ISS

Projeto De Avaliação De Impacto Ao Patrimônio Arqueológico Na Área De Implantação Do Loteamento Vivenda De Imbituba – ISS Urbanização, Município De Imbituba - SC

sei-logo-1-1.png

Nº do processo junto ao IPHAN:

01450.002328/2025-91

Portaria:

nº 60, de 17 de julho de 2025

Arqueólogo(a):

Me. Alexandro Demathé

Contratante:

ISS URBANIZAÇÃO LTDA

Apoio institucional:

Museu Etno - Arqueológico de Itajaí (LAB-ARQ/MUSEARQUI)

A Sapienza Arqueologia conduziu a pesquisa arqueológica na área destinada à implantação do Loteamento Vivenda de Imbituba, localizada no bairro Sambaqui, no município de Imbituba, SC. A área total do empreendimento é de 19,83 hectares.

A metodologia aplicada seguiu diretrizes estabelecidas pelo IPHAN e incluiu caminhamentos sistemáticos e assistemáticos, além da perfuração de poços-teste. Durante a investigação, foram avaliados os componentes do solo, como cor, composição e elementos minerais. Não foram identificados vestígios arqueológicos em superfície ou subsuperfície. A prospecção interventiva incluiu a perfuração de poços-teste dispostos em transectos de 50 x 50 metros estabelecidos na etapa do projeto, além de poços-teste extras em locais apontados por morador local os quais teriam edificações sendo uma delas um pequeno engenho de farinha. Os sedimentos analisados não revelaram vestígios arqueológicos em subsuperfície.

Como parte do projeto, foi realizada uma ação de esclarecimento e divulgação do patrimônio arqueológico junto à comunidade local. Foram conduzidas entrevistas qualitativas com moradores das proximidades do empreendimento, abordando temas como a importância da preservação arqueológica e o papel do arqueólogo.

A pesquisa arqueológica cumpriu seus objetivos, não encontrando evidências arqueológicas na área do empreendimento. A ação de esclarecimento e divulgação contribuiu para a sensibilização da comunidade sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico.


bottom of page