Içara | SC
Projeto protocolado em:
1 de dezembro de 2020
Licenciamento
Loteamento Parque Ascendino Brunel
Projeto De Avaliação De Impacto Ao Patrimônio Arqueológico Na Área De Implantação Do Loteamento Parque Ascendino Brunel, Município De Içara - SC
Nº do processo junto ao IPHAN:
01510.000715/2020-27
Portaria:
Nº 77, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2020
Arqueólogo(a):
Me. Alexandro Demathé
Contratante:
J.S. Administração de Bens Móveis e Imóveis Ltda
Apoio institucional:
Fundação Museu Etno-Arqueológico de Itajaí - Fundação Genésio Miranda Lins - Prefeitura Municipal de Itajaí
A pesquisa em questão teve como objetivo executar a avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área destinada à implantação do loteamento Parque Ascendino Brunel, no município de Içara, litoral sul de Santa Catarina.
A área do empreendimento abrange um total de 9 hectares, caracterizada geologicamente por planície costeira com ondulações que promovem patamares de suave elevação e planície baixa, onde são encontrados banhados e valas de drenagem.
A cobertura vegetal do terreno é caracterizada pela presença de vegetação arbustiva remanescente de mata atlântica, concentradas nas porções norte e central do terreno, ocupando patamares geomorfológico mais baixos com presença de banhado e grotas e área destinada ao cultivo agrícola, composta no momento da pesquisa por solo arado e plantio de feijão.
Para a investigação arqueológica na área da ADA utilizou-se de metodologia sistemática onde os arqueólogos perfuraram todo o terreno, foram cerca de 30 sondagens com mais ou menos 1 metro de profundidade, realizadas com o objetivo de avaliar a subsuperfície da área. Os caminhamentos também foram realizados, porém observando qualquer vestígio arqueológico que poderia estar pelo chão.
Como resultado da avaliação arqueológica da área da ADA e AID por meio da execução das perfurações e caminhamentos, conclui-se que não foram evidenciados materiais de natureza arqueológica.

















