top of page

Pescaria Brava | SC

Projeto protocolado em:

22 de julho de 2024

Licenciamento

Loteamento Alínea Vivenda Pescaria II

Projeto De Avaliação De Impacto Ao Patrimônio Arqueológico Na Área De Implantação Do Loteamento Alínea Vivenda Pescaria II, Município De Pescaria Brava - SC

sei-logo-1-1.png

Nº do processo junto ao IPHAN:

01510.000236/2024-92

Portaria:

nº 67, de 29 de agosto de 2024

Arqueólogo(a):

Me. Alexandro Demathé

Contratante:

PKL Urbanização LTDA

Apoio institucional:

Museu Etno - Arqueológico de Itajaí (LAB-ARQ/MUSEARQUI)

Pescaria Brava é um município de Santa Catarina, situado no litoral sul do estado, entre a serra e o complexo lagunar, é banhado pela lagoa de Imaruí tendo a sua base econômica na pesca e agricultura familiar. Um município muito jovem, porém, com muita história e cultura. Emancipado oficialmente do município de Laguna apenas no ano de 2012, o distrito do Senhor Bom Jesus do Socorro da Pescaria Brava é considerado legalmente como um dos mais antigos do Brasil, criado em 1857 junto com a construção de sua capela que possui o mesmo nome do distrito.

Após sua fundação, muitos comerciantes do local passaram a ser reconhecidos como um dos mais fortes da Vila de Laguna, de onde partiam grandes embarcações com mercadorias para serem levadas principalmente ao porto de Laguna. Pescaria Brava possui apenas 4 sítios arqueológicos pré-coloniais registrados em seu território, números que demonstram a falta de pesquisa arqueológica na região. O local foi povoado a pelo menos 5 mil anos atrás, primeiramente por grupos pré-coloniais construtores de sambaquis e ceramistas, e no século XIX no contexto colonial por açorianos, que viram na lagoa o seu principal sustento, influenciando diretamente na formação da população de Pescaria Brava.

Nesse contexto de muita história colonial e pré-colonial se faz necessária a pesquisa arqueológica preditiva objetivando avaliar o impacto sobre o patrimônio arqueológico e histórico na implantação de grandes empreendimentos.

A área do loteamento Alínea Vivenda Pescaria II abrange 17.466 hectares e está localizada em uma região urbana em expansão no município. A topografia da área corresponde a uma planície costeira, com elevações médias entre 3 e 9 metros acima do nível do mar. O terreno apresenta variações, incluindo áreas mais elevadas, banhados e solo composto por turfas.

A investigação arqueológica na área foi conduzida por meio de metodologias consolidadas pela arqueologia, como perfurações no solo, caminhamentos, entrevistas e pesquisas documentais.

Nenhum sítio arqueológico foi mapeado na área do empreendimento, dado esse que contribui com o conhecimento das escolhas e dos locais com maior e menor ocupação de grupos pré-coloniais, mais um passo no  entendimento da ocupação pré-colonial regional.


bottom of page