Braço do Norte
SC
Projeto protocolado em:
10 de nov. de 2021
Licenciamento
Loteamento Alínea Belvedere
Projeto De Avaliação De Impacto Ao Patrimônio Arqueológico Na Área De Implantação Do Loteamento Alínea Belvedere, Município De Braço Do Norte - SC
Nº do processo junto ao IPHAN:
01510.000751/2021-71
Portaria:
Portaria Nº 75 de 29 de novembro de 2021
Arqueólogo:
Alexandro Demathé
Contratante:
BNM Urbanização LTDA.
Apoio institucional:
Fundação Museu Etno-Arqueológico de Itajaí - Fundação Genésio Miranda Lins - Prefeitura Municipal de Itajaí
A prospecção arqueológica é uma das principais metodologias utilizadas para o mapeamento de novos sítios arqueológicos, bem como para o entendimento das relações determinadas entre homem e ambiente.
Nesse contexto de pesquisa científica aplicada ao licenciamento ambiental a equipe da Sapienza Arqueologia esteve envolvida em mais um levantamento prospectivo. A pesquisa em questão teve como objetivo executar a avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área destinada à implantação do loteamento Alínea Belvedere localizado no bairro Lado da União no município de Braço do Norte, sul de Santa Catarina.
O terreno possui formato irregular abrangendo uma área total de 13,88 hectares, constituída por relevo de colina comumente encontrado em regiões de encosta de Serra.
Para a investigação arqueológica na ADA (Área de Influência Direta) se utilizou de metodologia sistemática com a realização de perfuração de poços-teste em transectos de 50 por 50 metros, aliado a caminhamentos sistemáticos. Nessa ação foram executadas 49 perfurações de poços-testes, em mais de 40 km caminhados na área, onde todos os compartimentos foram examinados pelo arqueólogo e técnicos de campo, a fim de evidenciar algum vestígio arqueológico, o que não ocorreu.
Cabe ressaltar que a área em questão trata-se de um local com potencial de crescimento urbano, porém ainda com características rurais marcantes, com extensões de terra destinadas à pecuária e à agricultura.
Diante disso, conclui-se que a área pesquisada não apresentou nenhum tipo de vestígio arqueológico, indicando que a implantação do empreendimento não colocará em risco o patrimônio arqueológico.